quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Artigo DOP- 1º Dia Do Orgulho Pagão/Botucatu Sp


                        1º Dia do Orgulho Pagão em Botucatu – SP.

                        por Camila Dias.

O 1º Dia do Orgulho Pagão em Botucatu foi promovido através de uma iniciativa do Coven Mistério dos Deuses, que já organiza outros eventos (Esp®, Dança Circular, Rituais Públicos...) que envolvem a cultura pagã em Botucatu. Depois de analisarmos como o evento era realizado em vários locais do Brasil e do mundo. Resolvemos colocar a mão na massa e realiza-lo aqui na província também. O evento visa a reunião de adeptos do paganismo, e também de curiosos, em um dia de festa, de celebração a vida, e a liberdade de ser plural. Comemoramos também o crescimento do povo pagão, que só é possível através dessa luta do movimento neopagão, que cresce a cada dia mais.
Também vimos nesse evento a oportunidade de mais uma vez desmistificar as brumas que vivem em volta dos pagãos, dando conhecimento, é a melhor forma de fazer cair a descriminação e também o pré-conceito, as pessoas temem aquilo que não conhecem, ou seja quanto mais conhecerem o que é a cultura pagã, menos chances temos de sofrer agressões devido a descriminação e pré conceito religioso.

Fizemos um bom trabalho de divulgação, porém em cima da hora tivemos um sério problema com o local do evento, que era uma antiga fazenda de café. A Fazenda é bem grande, porém o espaço que gostaríamos de utilizar, por ter uma infra-estrutura melhor para um evento que ocorreria durante todo o dia, (sanitários, tomadas, mesas e bancos...) é próximo a um terreiro de café, bem antigo mesmo, que havia sido recentemente tombado como patrimônio histórico, e como está com o solo rachado não poderia haver ali aglomeração de pessoas devido as eventuais reformas agora só poderem ser executadas por restauradores. Nos 45 do segundo tempo, mudamos o local do Evento para um Espaço Terapêutico chamado Bodhi Gaia, os proprietários foram maravilhosos, nos acolheram como uma família, e o evento ocorreu da mesma forma que estava previsto, sem custo nenhum, público e gratuito!!!
Na acolhida nossas “recepcionistas” faziam o check in de cada pessoa que chegava, todos foram recepcionados com brochinho de fita roxa (que simboliza o orgulho das minorias), assinavam o livro de presença e recebia um gracioso crachá.


O evento teve início às 9h30, contando com a presença de 40 pessoas. Pedimos ao participantes para que colaborassem com duas caixinhas de leite longa vida, que doamos ao Asilo Padre Euclides, foram arrecadados 52 litros de leite.

 O evento começou com um maravilhoso café da Manhã, com frutas, pães, geléias, patês, chocolate quente, café, leite e sucos, que nós organizadores oferecemos com muito carinho aos participantes!


Para iniciar as atividades tivemos uma aula de Hatha Yoga, com o professor Carlos Rocha, que nos proporcionou uma hora de concentração e de ássanas dessa arte milenar.
Em seguida a aula de Hatha Yoga, tivemos também uma linda roda muito alegre e sorridente de  dança circular que sacudiu e balançou a  todos os presentes.
A programação seguiu com a Vivência Xamãnica sobre animal totem com o Bruxo Hazel, onde rolou a palestra sobre o tema, e também a jornada de meditação de conexão e/ou tentativa de descoberta de seu animal de poder, foi bem interessante o pessoal gostou bastante e vários conseguiram descobrir e também se conectar ao animal.
Depois da vivência, chegou a hora da pausa para o almoço, que também foi oferecido pela organização, contamos com um apoio externo maravilhoso de nossas mães que cozinharam o papa para todos com muito amor e carinho, e nós só fomos buscar, o rango chegou quentinho! Teve arroz, strogonoff de frango, salada de maionese, salada verde com alface, tomate, cebola e pepino japonês, e também suco, estava tudo uma delícia!

 Após a pausa para o almoço, teve a Apresentação da Deusa Tríplice, executada pelo Círculo de Mulheres Filhas de Afrodite, turma 1 Pérolas de Afrodite, uma linda e emocionante apresentação sobre as três faces da Deusa, a Donzela, a Mãe e a Anciã, ao final da apresentação todos foram convidados a dançar na roda com as pérolas e a celebrar a Deusa, com  muita alegria! E muitos e muitos sorrisos!

Durante todo o dia em cada espacinho que sobrava fizemos diversas danças circulares, o que é realmente muito gostoso, pois até mesmo quem não leva jeito para a dança, dança e se movimenta lindamente, a dança circular é uma linda forma de meditar, de aprender com os erros, de observar, de aprender, de errar, seguir o fluxo. E o que mais gosto de dizer sobre as danças em roda é o fato de que SEMPRE há uma mão ali ao lado para te sustentar e te ajudar a seguir a diante.

 Seguimos a programação com a Palestra sobre Astrologia, ministrada pela Bruxa Liz, a palestra foi descontraída, movida a gargalhadas devidos as citações de cada signo, rolaram muitos questionamentos sobre ascendentes, signo lunar e etc... Uma das participantes foi premiada com o seu mapa astral, foi uma palestra bem elucidativa, uma bate papo gostoso, onde todos ficaram a vontade para fazer seus questionamentos.

Chegou então a hora de confeccionar um artesanato pagão,
com a fada Melisse confeccionamos um filtro dos sonhos, cada um pode escolher a cor que gostaria de fazer o seu, e rolou muita cooperação, e ajuda mútua. Todos se ajudaram a tecer a teia do filtro e a fazer a finalização com as penas e contas.

Seguindo tarde a dentro todos foram convidados a participar de uma linda roda de tambor, a roda foi focalizada pelo bruxo Alban Cernnus, foi muito empolgante, desestressante, e profunda. Teve um meditação ao som do tambor,  exercício de controle dos sentimentos ruins, e o melhor todos contribuíram ao som de chocalhos, tambores, flauta, meia a lua e pau de chuva.

Durante o dia fizemos diversos sorteios de brindes, para os participantes que contribuíram com as caixinhas de leite, sorteamos chaveirinhos e  também algumas Deusas confeccionadas em feltro pela fada Melisse. Muitos ganharam mimos e ficaram felizes!



E para finalizar dançamos e cantamos para celebrar a chegada da primavera, distribuímos guirlandas de flores para as meninas e guirlandas de hera para os meninos, foi um momento mágico de muito amor, felicidade e celebração!

Foi um lindo dia, regado a conhecimento, felicidade, risos soltos, celebração, união, cooperação, ensinamentos e  muito muito amor ao sagrado! Chegamos a conclusão que o Dia passou depressa demais! E que com certeza fomos para outro lugar mesmo estando no centro da cidade parecia que tinhamos sido levados a um outro mundo, onde havia respeito entre as pessoas ali presentes, onde havia carinho, onde havia liberdade!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário