sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lugares Mágicos - Centro Cerimonial de Tikal


Nas baixadas das florestas tropicais ao sul da península de Yucatán, o antigo povo Maia construiu um enorme centro cerimonial conhecido como Tikal. Uma das maiores e mais importantes cidades Maias, Tikal começou a ser habitada em aproximadamente 600 a.C., dominando depois o período clássico (300-900 d.C.) da civilização. Tikal foi um grande centro religioso, político e comercial, que sustentou uma população de quase  50.000 pessoas em seu apogeu, durante o final do período clássico (600-900 d.C.). 

A Grande Praça, vista aqui, foi o centro cerimonial de Tikal e cenário de rituais religiosos que incluíam sacrifícios humanos e sangrias, realizados pelos reis Maias. Tikal e outras cidades também Maias sofreram um colapso misterioso em aproximadamente 900 d.C., possivelmente causado pela superpopulação, doenças, guerras ou destruição dos recursos da floresta tropical. Após o abandono de Tikal, os Maias continuaram a viver nas baixadas próximas e nas regiões montanhosas ao sul.
 

Hoje, milhões de pessoas ainda falam línguas Maias em algumas partes do México e da América Central. As ruínas de Tikal fazem parte do Parque Nacional de Tikal, localizado em uma região ao norte da Guatemala, Petén. O parque é parte da Reserva da Biosfera Maia, que abrange 575 quilômetros quadrados da floresta tropical ao redor.



☼Kamila☼ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário