domingo, 10 de junho de 2012

)O(A bruxa e a vassoura)O(


Um dos maiores símbolos de limpeza de um pagão ou bruxa (O), a vassoura começou sua história na bruxaria, nos meados do século XV, porém, seu uso em assuntos relacionados a costumes religiosos são muito mais antigos. Há muito as vassouras são associadas à magia feminina e a mulheres poderosas. A certa altura transformaram-se no equivalente feminino do cajado mágico usado por Moisés para abrir o mar vermelho.
As parteiras na antiga Roma varriam as soleiras das casas das gravidas, afastando assim, os maus espíritos das mães e de seus bebês. Nos pais de Gales e entre os ciganos, a tradição determinava que, para selar os casamentos, os noivos deviam pular uma vassoura colocada na entrada da nova casa. (casais de feiticeiros modernos saltam sobre a vassoura como parte da cerimônia de casamento wicca).


Um relato interessantíssimo é de uma garota chamada de Claudine Boban, que em 1598 revelou que ambas, sua mãe e ela, haviam montado em uma vassoura de gravetos e voado pela chaminé, atravessando os ares rumo ao sabá.



Antigamente era costume pagão, saltar com as vassouras em mãos, para que  as colheitas fossem fartas naquele período , talvez por isso diziam que elas podiam voar. Hoje antes dos rituais é nosso costume enfeita-las, consagrá-las como instrumento de limpeza e varrer o circulo, ou espaço mágico de energias negativas, além de deixar a vassoura deitada em um dos lados do circulo como passagem se for preciso sair durante o ritual. Uma manifestação alegre nas comemorações é dançar com as vassouras e bater com as mãos em suas palhas para celebrar as colheitas. Realmente um ícone de grande valor das bruxas e bruxos de sempre!

Toda vez que estiver com seu sono perturbado, ou sentir que o ambiente está pesado, varra a casa inteira visualizando as energias negativas saindo e se dissipando, depois feche a porta de entrada e deixe a vassoura de pé encostada nela.)O(

Bençãos dos Deuses   )O(Edmur)O(

Nenhum comentário:

Postar um comentário