quinta-feira, 21 de junho de 2012

Morgaine Le Fay


Morgaine Le Fay ou Morgana Le Fay, é conhecida principalmente na Grã-Bretanha como Morgana das Fadas e aparece nas histórias do Rei Artur. O nome Morgaine tem origem celta e significa mulher que veio do mar. Pode ser escrito Morgaine ou Morgan. Morgaine também é muito conhecida na Itália por um fenómeno chamado Fata Morgana, traduzindo Fada Morgana. As lendas baseadas nos contos do Rei Arthur dizem que Morgaine foi uma sacerdotisa da Ilha de Avalon, na Bretanha. Outras versões, dizem que ela era meia-irmã de Arthur, uma feiticeira maligna que queria de todas as formas possuir a sua poderosa espada Excalibur. É filha de Igraine e Gorlois, Duque da Cornualha.
As Brumas de Avalon conta a historia de Morgana de forma simples e fascinante
As Brumas de Avalon,
uma ótima dica!
Morgaine é treinada por a sua tia Viviane na Ilha de Avalon para se tornar a Senhora do Lago ou como também é chamada Dama do Lago ou Senhora de Avalon. Morgaine teve um filho de Arthur depois de um ritual sagrado (Beltane). A criança chamava-se Gwydion, que após ir para a corte de Arthur passa a se chamar Mordred. Mais tarde ele se tornaria um dos inimigos de Arthur. Mordred depois de ter ferido o seu próprio pai numa luta para tomar-lhe o trono, acaba morto.
Morgaine vendo seu irmão morrer e escutando o seu pedido leva-o para Avalon, onde o tempo passa de forma diferente do mundo humano. Arthur então lança a Excalibur no lago e morre.  Depois a Ilha de Avalon desliga-se quase por completo do mundo. E a Bretanha cai numa era negra nas mãos dos saxões.

E para quem prefere ler, aqui vai alguns links das obras de Marion Zimmer Bradley. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário